Capacitação dos novos agentes de trânsito segue em nova etapa
Os novos agentes de trânsito de Ilhéus continuam recebendo treinamento para começar a atuar com o trânsito do município. Após receberem aulas teóricas e práticas do curso de formação realizado no Telecentro Luzinete Aragon, os agentes ingressaram numa nova etapa de treinamento e estão nas ruas, acompanhando o trabalho dos agentes efetivos. Socializá-los com o cotidiano das situações que envolvem condutores, agentes e trânsito, além de concretizar o conhecimento sobre a legislação de trânsito vigente são os principais objetivos da atividade, segundo explicou o secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, Clóvis Cunha.
Ainda, em julho, os 37 novos agentes convocados pela Prefeitura de Ilhéus, aprovados após concurso público de maio de 2011, receberam aulas sobre os diversos assuntos, entre eles: Trânsito (história e legislação), Agente como Autoridade de Trânsito (poder, ética e cidadania, entre outros), Noções de Engenharia de Trânsito (educação, primeiros-socorros, direção defensiva), Operações de Trânsito, (emergenciais e programadas e mobilidade urbana.), Fiscalização de Trânsito (autuação e fiscalizações específicas, como transporte escolar, coletivo, táxis, e transporte de turismo, entre outros) e Legislação de Trânsito (Código de Trânsito Brasileiro, Resoluções do Contran, portarias do Denatran, leis, decretos e portarias municipais e demais leis relacionadas).
Divididos em duplas, os novos agentes acompanham – in loco – o trabalho dos agentes efetivos e estão espalhados pode diversos pontos da cidade, a exemplo das avenidas Itabuna, Canavieiras e Esperança; Parque Infantil, Cidade Nova, Urbis, Nelson Costa, entre outros locais da cidade. Ainda de acordo com o secretário Clóvis Cunha, os novos agentes receberam também orientação psicológica tendo como foco “relações interpessoais”. “O próximo passo, após a capacitação é aguardar a nomeação como agente da autoridade de trânsito para que eles sejam incorporados ao grupo já efetivo e comecem a atuar efetivamente nas ruas da cidade”, concluiu.